Trovas de Bastos Tigre - 41 a 52

41
Como infeliz é esta gente
que pensa que ser feliz
é não dizer o que sente
e não sentir o que diz!

42
"Ano novo, vida nova"
Frase falsa e descabida
pois cada ano se renova
sem que se renove a vida.

43
Neste mundo, companheiros,
nos irmana a mesma sorte;
somos todos prisioneiros
e condenados à morte.

44
Alma e corpo juntos vivem
e o porco vive na lama.
"Porco" é anagrama de "corpo"
e "lama" é de "alma" anagrama.

45
Cora a moral, fica rubra,
ante a imodéstia; pois, certo,
é feio que se descubra
o que deve ser coberto.

46
Jurar é falar a esmo,
é prometer sem pensar.
Juras não faças; nem mesmo
a jura de não jurar.

47
Se a mulher que está contigo
vive do "outro" a dizer mal,
tem cuidado, meu amigo,
ela inda ama o teu rival.

48
A Saudade é calculada
por algarismos também:
distância multiplicada
pelo fator "querer bem".

49
A dor até me parece
um prêmio, em vez de castigo,
inda mais se quem padece
é um tipo nosso inimigo.

50
Quanta palavra bonita!
Quanto perdido latim!
E quanta cera erudita
pra defunto tão ruim!

51
Como será compreendida
a incongruência da sorte?
Pois há quem nasça sem vida
e ninguém morre sem morte.

52
Eu, neste assunto de esmola
sem ambições me suponho:
estendo a minha sacola
peço um bocado de sonho...

Nenhum comentário: