Trovas de Bastos Tigre - 1 a 10


n.01
Saudade, palavra doce,
que traduz tanto amargor!
Saudade é como se fosse
espinho cheirando a flor.

02
Aliança! Algema divina,
a mais doce das prisões;
uma prisão pequenina
que encerra dois corações.

03
Quando Deus fez Portugal
lá plantou com sua mão
na terra; vinha e trigal.
e o fado no coração.

04
Pela ponte lá da praia
vieste cá me visitar;
Deus queira que a ponte caia
quando quiseres voltar.

05
Ama a tua arte. Por ela
faze o bem: ama e perdoa.
A bondade é sempre bela,
a beleza é sempre boa.

06
Maldigo quem te ache feia,
quem te ache bela também.
Quero mal a quem te odeia
e odeio a quem te quer bem.

07
Mente o peito que suspira?
O beijo é só falsidade?
Bendigamos a mentira
se ela é melhor que a verdade.

08
No amor não há diferença:
nós mentimos, vós mentis...
E, se um diz o que não pensa,
outro o que pensa não diz.

09
Você diz que é cego o amor...
Como se engana você!
Fecha os olhos o impostor
para fingir que não vê.

10
Com tuas frias maneiras
eu não me incomodo, pois,
embora tu não me queiras,
meu amor vale por dois.

Nenhum comentário: